Pesquisar  


O gosto pela fotografia


Têm-se várias maneiras de se fazer fotografia, além do que cada um de nós é um fotógrafo nato, seja para guardar recordações familiares, reportar uma viagem efetuada, entre outros motivos. Armazenar em nossas memórias o que vemos é uma escolha individual ou imposição em trauma psíquico. O fato é que a fotografia nos auxilia na lembrança de fatos vivenciados.

E em contato com profissionais especializados, poder-se-á ampliar o sentido fotográfico em si, como até despertar-se nosso lado artístico para a fotografia ou para as artes plásticas. Avaliar ou aprimorar nosso olhar ao que está a na sua volta, no mínimo, fará de cada de nós um apreciador da natureza. Quer atitude melhor do que essa? Não, não há nada melhor do que esse olhar. Penso assim, pois é comum encontrarmos pessoas que já se esqueceram de praticá-lo. E se esquece dessa prática de olhar à medida que se tem acúmulo de atividades no exercício habitual, seja profissional ou não.

Foi após fazer um curso de fotografia, com práticas de laboratório e estudos de ângulos, luz e sombra que percebi meu lado artístico. Hoje, tenho a fotografia como aliada tanto no registro de fatos como no desenvolvimento de artes plásticas. Cada qual que descubra o significado da fotografia seja para si ou para demonstrar aos outros as imagens que mais lhe agrada, o que, nesse caso, pode vir o início de seu lado artístico. E se for o lado artístico não o negue, e, sim, o pratique, pois a arte plástica ou a fotografia profissional só lhe engrandecerá como ser humano.

Quando tenho conhecimento de que haverá um curso de fotografia, seja prático ou não, avalio seu conteúdo, o perfil do profissional que ministrará o curso, além do custo e benefício do mesmo. Em geral, os cursos oferecidos propagam o objetivo de proporcionar a seus participantes o conhecimento dos procedimentos técnicos envolvidos na captura e na materialização das imagens fotográficas, assim como debatem a essência da ação fotográfica. No entanto, para mim o objetivo mais importante desses cursos é a contribuição que fazem para o aprimoramento do olhar de seus participantes.

O gosto pela fotografia virá com o tempo e conforme o amadurecimento de cada um. Alguns fazem da fotografia um motivo para realçarem suas aventuras, suas viagens ou detalhes de sua vida familiar, profissional e/ou social, outros para divulgarem imagens artísticas. Não importa o motivo, o que importa é o desenvolvimento do olhar e para esse foco todos os motivos convergem.



Altamiro R


Postado em 06/07/2013 Comentários: 0 - comentar



A carreira artística de Altamiro R


A comunicação visual que adota para suas palestras em grandes empresas e atividades docentes em faculdades, em vista das profissões de Economista e Administrador de Empresas que exerce, se constitui no estímulo ao exercício artístico. O maior exemplo disso se constitui no impulso que, a partir de 2003, a comunicação visual o move a praticar os fundamentos de desenho e pintura artística.Na prática artística, suas composições decorrem da comunicação visual, embora de forma abstrata.

A prática dos fundamentos artísticos tiveram início em 2004, na escola de Artes São Paulo, ocasião que passou a fazer releituras de obras dos artistas clássicos a lápis, tanto em grafite como em cores. E, desde então, outras releituras foram sendo feitas,além de participar de exposições artísticas. No período de 2004 a 2009, realizou cursos livres na Arte São Paulo e na Faculdade de Belas Artes, cursos esses que lhe deram os fundamentos à realização de vários desenhos com grafite e lápis de cor, assim como várias pinturas, a óleo, a acrílica, a aquarela, a guache e pastel. Além disso, na Arte São Paulo, fez curso de Fotografia, onde obteve fundamentos para operação manual de câmeras, captura de imagens ao ar livre e revelação de fotografias em laboratório. No Museu Lasar Segall realizou curso e prática de xilogravuras no ateliê apropriado para tal fim. No Ateliê OCA fez curso intensivo de marcenaria artística,de pintura acrílica e em aquarela. Em cursos livres da Faculdade de Belas Artes obteve conhecimentos teóricos e práticos de desenho e pintura e no Museu de Arte Moderna – MAM SP obteve conhecimentos de História da Arte.

Com o acúmulo da prática e conhecimento até aquela época, o artista se pôs a pesquisar as características profissionais no âmbito das artes plásticas, deixando de lado suas releituras de obras clássicas, tão habituais e necessárias aos cursos básicos de artes plásticas, e buscando em si suas habilidades artísticas, gostos e preferências. Para tanto, as composições de comunicação visual do ambiente empresarial e acadêmico lhe ajudaram muito. As composições próprias e coloridas passaram a lhe ser seu grande diferencial artístico.

Assim foi que, em janeiro de 2010, realizou sua primeira exposição individual no Ateliê OCA, em São Paulo/SP, exposição essa que recebeu o título de “Revendo Imagens” haja vista que mostrou todas as suas obras abstratas e figurativas até aquele momento, tanto em releituras como criações próprias e em mais de dez técnicas de artes plásticas.

Após esta exposição individual passou a concentrar seu trabalho em composições abstratas e contemporâneas tendo por foco sua própria vida, suas experiências, viagens, recordações e reflexões. Desta forma, passou a se expressar com um estilo de artes plásticas que lhe é mais natural, tal como um escritor que se expressa com suas próprias palavras em seu estilo de redação.

Até então, por meio de técnicas visuais contemporâneas, apresenta pinturas abstratas e com contraste de cores. Nessas pinturas dá ênfase à impressão digital fotográfica de gravuras que compõe para sua vida pessoal e em pequenos tamanhos, embora as apresente em variados tamanhos por meio de diversos substratos, tais como: Poliestireno, PETG ou telas Canvas. A apresentação dessas pinturas nada mais é do que alternativas de criação a um custo operacional compensador, visto que obtém baixo preço de venda para suas obras. Isso é possível pois uma composição sua pode ser impressa de diferentes formas e cores em até 5 (cinco) cópias por obra que compõe. Caso contrário o preço de venda de suas obras seria mais valorizado.

No momento, participa das atividades da Galeria Mali Villas-Bôas de São Paulo/SP e Galeries Artitude, de Paris - França, comercializando suas obras de arte e participando de reuniões com outros artistas e/ou de exposições individual e coletiva, seja na própria galeria ou em outros ambientes artísticos, nacionais e internacionais.


Postado em 06/07/2013 Comentários: 0 - comentar



Perfil do Blog


Este blog destina-se a divulgação das obras criadas para a Art Room pelo artista Altamiro R. Tratam-se de fotos de pinturas ou gravuras criadas para fins decorativos de ambientes. Em determinados momentos este artista também publica textos neste blog, para divulgar seus pensamentos sobre temas voltados às artes plásticas ou divulgar sua vivência artística.


Arquivo do Blog



18/07/2013 (1)

10/07/2013 (1)

06/07/2013 (2)

03/03/2013 (2)

12/10/2012 (1)


desenvolvido por